Menu
Fabio Blanco
  • Início
  • Meus cursos
    • Desenvolvimento Integral
    • Crítica ao Pensamento Marxista
    • Educação da Vontade
    • Oratória e Comunicação
    • Ortodoxia de Chesterton
Fabio Blanco

As duas mentiras

Posted on 25/04/201613/02/2017

Existem dois tipos de mentiras. Uma delas é meramente humana e ocorre toda vez que alguém tenta esconder algo, principalmente um erro ou uma atitude condenável. A pessoa que lança mão deste tipo de mentira tem como objetivo proteger-se do julgamento alheio, da condenação, da cobrança, da perseguição ou mesmo quer evitar algum tipo de desconforto.

Obviamente, a mentira, em geral, é condenável. No entanto, ninguém pode negar que ela é recurso humano, usada para livrar a pessoa daquilo que ela entende incômodo ou indesejável. A mentira meramente humana existe para satisfazer o próprio ventre, e é fruto da luxúria, da vaidade, do desejo e da paixão.

Há, porém, um outro tipo de mentira que é muito mais perigosa e tem origem em algo bem além do mero interesse humano. É a mentira demoníaca. Por esta, não apenas a pessoa busca proteger-se, de alguma maneira, mas usa-a para alterar a própria realidade do mundo onde ela e todas as pessoas ao seu redor vivem.

Enquanto na mentira meramente humana, a pessoa mente com consciência, sabendo que aquilo que diz é falso e é apenas uma tentativa de ludibriar o outro, na mentira demoníaca não apenas há a fraude, pura e simples, como o engano existencial, que é aquele que tenta não apenas esconder, mas alterar a própria realidade dos fatos.

O engano existencial é tão amplo que o próprio proferidor dessa mentira acaba acreditando nela. Neste, a mentira atua não apenas para proteger o indivíduo das consequências de um erro ou para dar-lhe condição de usufruir dele, mas para justificar a própria existência, tornando todos seus atos e interesses aceitáveis.

O primeiro pecado de Adão, conforme o Gênesis, foi a típica mentira demoníaca. Por sugestão do próprio demônio, o primeiro homem acreditou na mentira de que comer o fruto da árvore proibida não seria uma agressão a Deus, como lha havia sido ensinado. Assim, mentiu para justificar seu interesse de igualar-se ao Criador.

Seu segundo pecado, porém, foi meramente humano, que ocorreu quando ao ser indagado das razões de seu ato, tentou justificá-lo de todas as formas. Ali, pensou apenas em proteger-se das consequências de seu ato.

O pecado humano é típico dos fraudadores, dos corruptos, até dos ladrões. Ocasionalmente, todas as pessoas praticam-no. Suas consequências podem variar, mas costumam ser bastante localizadas e temporárias.

A mentira demoníaca, porém, é ampla, permanente e perigosa.

Por isso, o grande perigo que encontramos nos movimentos ideológicos, principalmente naqueles que se movimentam em direção à tentativa de construção de uma nova sociedade (utopia), é que estão fundamentados sobre uma grande mentira demoníaca. Sua visão de mundo é tão distorcida, tão fora da realidade, que, pode-se dizer, seus militantes parecem começar a viver em um mundo paralelo, com princípios, idéias e objetivos completamente diferentes das pessoas normais.

Sendo assim, tudo o que dizem, o que pensam, o que promovem não têm nada a ver com a realidade experimentada pelas pessoas comuns, mas são apenas reflexo dessa esquizofrenia grupal que lhes acomete.

Quando vemos um militante ideológico de esquerda falando, temos a impressão que trata-se de um mentiroso, simplesmente. Mas é mais que isso. Ele é um possuído. Na verdade, ele está tomado pela mentira demoníaca, que lhe aliena da realidade, fazendo-o viver em um mundo à parte, onde suas convicções ideológicas, por mais criminosas que sejam para o restante das pessoas, são justificadas.

Portanto, não há porque escandalizar-se com as mentiras contumazes ditas pelos esquerdistas. Sinceramente, nem eles mais percebem que estão mentindo. Não porque sejam bonzinhos e apenas engados, mas é porque a mentira demoníaca já tomou o seres deles tão plenamente, que, em uma inversão infernal, o que para os outros é mentira, para eles é verdade, o que para o mundo é ruim, para eles é bom, o que para o restante das pessoas é desprezível, para eles é o que dá sentido para suas vidas.

 

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Relacionado

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Meu canal

Meu canal
©2021 Fabio Blanco | WordPress Theme by Superb WordPress Themes