Menu
Fabio Blanco
  • Início
  • Meus cursos
    • Desenvolvimento Integral
    • Crítica ao Pensamento Marxista
    • Educação da Vontade
    • Oratória e Comunicação
    • Ortodoxia de Chesterton
Fabio Blanco

Como discutir com um militante

Posted on 21/07/201613/02/2017

Discussão políticaEm certos debates, a pior estratégia pode ser querer provar a própria tese. Isso porque, dependendo do adversário, fazer isso será o mesmo que argumentar para uma porta. Há certas pessoas, principalmente aquelas que estão comprometidas com uma ideologia qualquer, que não estão abertas às razões apresentadas, mas somente se posicionam com a intenção objetiva de impor as crenças que carrega.

Explicar os motivos de nossas convicções é algo trabalhoso. Até porque, se forem convicções realmente alcançadas depois de muita reflexão, as razões não estão assim tão prontas para serem explicadas. Uma resolução firme e bem abalizada depende de muitas premissas e muitas explicações. Querer expor tudo em uma discussão ou tentar explicá-la de maneira que seja assimilável pelo adversário demandaria um esforço descomunal e, no caso específico, uma grande perda de tempo.

Ainda mais, tratando-se de militantes ideológicos, que caracterizam-se, em grande parte, por “desajustados permanentes”, como dizia Eric Hoffer, querer expor razões plenamente coerentes é o mesmo que tentar convencer seu cachorro que é melhor mijar na privada.

Por isso, em uma discussão com um militante não se apresse em expor o seu próprio ponto de vista. Isto quase sempre é inútil, pois ele não o entende, nem quer entender. Concentre-se, simplesmente, em mostrar as mentiras dele, suas incoerências e falácias. Apenas esta tarefa já lhe dará bastante material para trabalhar.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Relacionado

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Meu canal

Meu canal
©2021 Fabio Blanco | WordPress Theme by Superb WordPress Themes