A militância socialista descobriu um caminho poderoso para impor suas ideias na sociedade: fazê-las serem divulgadas pelas empresas.

Não existe mentalidade mais passível de ser cooptada por todo tipo de lixo ideológico do que a mentalidade do empresário. Não por ela mesma conter uma ideologia, mas exatamente por não possuir nenhuma, senão a preocupação com a própria imagem.

O empresário vive do lucro, o lucro depende das vendas e estas dependem, em boa parte, de como as pessoas vêem a empresa, tornando-as excessivamente sensíveis em relação ao julgamento que se faz delas.

Os militantes perceberam isso e concluiram que os empresários são facilmente manipuláveis. Basta criar uma bandeira politicamente correta, dar a impressão de que não aliar-se a ela é um crime e, a partir daí, forçá-los a adequarem-se ao discurso. Com isso, ainda que por coação velada, ganham bons divulgadores para suas ideias.

Do lado das empresas, ao deixarem-se manipular, tornam-se o maior canal de divulgação da ideologia socialista, transformando-se de células que correm no sangue do capitalismo, dando vida a ele, em condutores da infecção que vai acabar por matá-lo.