Menu
Fabio Blanco
  • Início
  • Meus cursos
    • Desenvolvimento Integral
    • Crítica ao Pensamento Marxista
    • Educação da Vontade
    • Oratória e Comunicação
    • Ortodoxia de Chesterton
Fabio Blanco

Inteligência é instrumento

Posted on 14/12/202014/12/2020

A estética do cara inteligente, com seu ar de superior e aparência de autodomínio, atrai algumas pessoas que encontram nela um estilo que lhes agrada. Afinal, parecer erudito é uma vantagem social. Esforçam-se, então, por, pelo menos, assemelharem-se a intelectuais, assumindo os trejeitos daqueles que parecem saber mais que os outros.

Nesse esforço, acabam até desenvolvendo habilidades cognitivas, como uma melhor capacidade de raciocínio, reflexão e compreensão das coisas. O problema é que, nesse caminho, a inteligência acaba sendo tratada como um fim. Buscam-na por ela mesma, como se ela fosse o tesouro a ser conquistado.

Sendo, então, a inteligência vista como um fim, só de tornarem-se um tanto mais eloquentes, mais ligeiros no pensamento, com um pouco mais de conhecimentos, começam a orgulhar-se de sua condição. Isso faz com que, paradoxalmente, a própria inteligência acabe se transformando num entrave. Afinal, desistem de ir além dela mesma, contentando-se em ser inteligentes, independentemente do que alcançam com o uso que fazem de suas inteligências.

O fato é que a inteligência pode servir de instrumento para o bem ou o para o mal, para elevar a compreensão da realidade ou para a prática engenhosa da maldade. Além disso, não são poucas as ideias estúpidas vindas de pessoas tidas por inteligentes. Por isso, a inteligência não pode ser um fim, mas um meio necessário para se alcançar aquilo que realmente importa.

A inteligência tem uma importância instrumental, sem dúvida. No entanto, o que vai determinar seu valor é o fim para o qual ela aponta.

A inteligência, na verdade, deve ser julgada pelos frutos que ajuda a cultivar, não por ela mesma. Uma boa ferramenta facilita o trabalho, mas se as sementes forem podres, nem a melhor enxada pode fazer da terra nascer algo bom.

Assim, orgulhar-se por ser inteligente é besteira. Se algum orgulho pode haver deve ser dos bens que a inteligência ajuda a conquistar.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Relacionado

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Meu canal

Meu canal
©2021 Fabio Blanco | WordPress Theme by Superb WordPress Themes