Menu
Fabio Blanco
  • Início
  • Meus cursos
    • Desenvolvimento Integral
    • Crítica ao Pensamento Marxista
    • Educação da Vontade
    • Oratória e Comunicação
    • Ortodoxia de Chesterton
Fabio Blanco

O caráter religioso do marxismo

Posted on 22/07/202022/07/2020

Marxismo é religião.

Heraldo Barbuy elencou, muito bem, os caracteres religiosos do marxismo: seus profetas, seu livro sagrado, sua doutrina, seus intérpretes, sua escatologia, seu paraíso.

No entanto, tudo isso trata-se apenas de seu aspecto exterior. O que torna o marxismo uma religião é sua amplitude. Pois ele não trata, como muitos pensam, apenas de economia, de sociedade, de política. O marxismo trata simplesmente de tudo.

A doutrina marxista cuida desde a formação dos átomos até a forma como o universo se desenrola; explica como a consciência nasce até como a realidade progride; trata do início do universo (na verdade, acredita na eternidade da matéria) até o fim da história; diz o que é a verdade e denuncia os inimigos da razão.

Sendo assim, o marxismo não está no mesmo patamar de uma Escola Austríaca, por exemplo, que trata essencialmente de economia, nem mesmo de qualquer escola filosófica. O marxismo vai além e concorre, pela amplitude de seu objeto, com as religiões.

Por isso, seus adversários sofrem tanto para combatê-lo. Como concentram-se apenas em seus aspectos exteriores, ainda que consigam, sobre ele, vitória pontuais, não afetam a essência do marxismo, que permanece firme, fundamentando e sustentando todo o pensamento e ações posteriores.

Portanto, apenas a dissecação da doutrina marxista será capaz de mostrar as entranhas de sua natureza religiosa e desmoralizá-la, expondo toda sua artificialidade e incoerência.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Relacionado

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Meu canal

Meu canal
©2021 Fabio Blanco | WordPress Theme by Superb WordPress Themes