Menu
Fabio Blanco
  • Início
  • Meus cursos
    • Desenvolvimento Integral
    • Crítica ao Pensamento Marxista
    • Educação da Vontade
    • Oratória e Comunicação
    • Ortodoxia de Chesterton
  • Disciplinas
    • Comunicação e Expressão
    • Cultura e Inteligência
    • Ensino e Pedagogia
    • Escrita e Linguagem
    • Filosofia e Espiritualidade
    • Psicologia e Comportamento
    • Sociedade e Cotidiano
    • História e Memória
Fabio Blanco

Pesquise no site

O motivo do pânico

Posted on 07/04/2020

Quer saber o que é histeria coletiva? Observe ao quê as pessoas estão reagindo com medo. É a algo que elas estão experimentando pessoalmente? É a um perigo que elas estão vendo? Ou é a algo que elas apenas imaginam que exista?

Conversei com várias pessoas que vivem em várias partes do mundo e a reação delas é a mesma: estão todas em pânico.

No entanto, o que disparou essa reação nelas não foi a doença em si, que nenhuma delas ainda presenciou, nem os números relativos à epidemia, que nenhuma delas parou para estudar.

As pessoas estão em pânico porque o ambiente em volta delas informa-as que a reação certa nesse momento é estar em pânico.

Todas elas relataram-me que estão terrificadas, pois percebem que a situação é crítica. Mas, segundo seus relatos, essa situação é crítica, não porque os hospitais estão cheios ou porque as pessoas ao redor delas estão morrendo ou contaminando-se com algo que lhes deixa terrivelmente doentes. Para elas, a situação é crítica porque o comércio está fechado, as ruas estão desertas, a mídia só fala disso, todo mundo está perdido.

Ou seja, toda a sensação de pânico está sendo gerado não pela doença, mas pelas ações das autoridades contra a doença. Não é o coronavírus que está impondo pavor nas pessoas, são os governos e os braços destes, como a mídia e a comunidade científica.

A verdade é que boa parte do mundo está catatônica, simplesmente por algo que ele apenas ouviu falar.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Relacionado

3 thoughts on “O motivo do pânico”

  1. Nilton Soares disse:
    13/04/2020 às 22:11

    Tenho certeza ! Só ! Daquilo que estou vendo acontecendo. Da minha opinião e de outras pessoas, não tenho certeza de nada. Mas ! Do que está acontecendo e pode ser visto. Como não ter certeza.

  2. Fabio Blanco disse:
    13/04/2020 às 19:18

    Você não tem certeza de nada disso.

  3. Nilton Soares disse:
    11/04/2020 às 15:43

    Antes no Brasil estivesse em pânico ! Pois ! Por ironia. Parece o que vai causar um tremendo mal é justamente o contrário do pânico. È a turma ficar tão sossegada,tão sossegada. Aí ! Vem o coronavírus e pega a turma de surpresa. A própria Globo tem mostrado multidões despreocupadas nas ruas,aglomeradas. Muita gente pensa que o coronavírus é só uma gripezinha. Mesmo informados das milhares de mortes nos EUA,Itália,Espanha e outros. Acreditam que o Brasil está livre, por causa de seu clima quente. Afinal ! Essas coisas ruins só ocorre lá do outro lado do mundo,muito longe daqui. E se as coisas piorarem temos a cloroquina salvadora. Enquanto isto. O Brasil chega nos mil mortos. Não ! Se preocupe se aqui pode acontecer algo parecido com o ocorrido na Itália. Pois ! Se na opinião de certas pessoas isto não vai acontecer. Isto basta ! A opinião dogmática das pessoas despreocupadas para impedir que a pandemia traga maiores males.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

©2021 Fabio Blanco | WordPress Theme by Superb WordPress Themes