Quer saber o que é histeria coletiva? Observe ao quê as pessoas estão reagindo com medo. É a algo que elas estão experimentando pessoalmente? É a um perigo que elas estão vendo? Ou é a algo que elas apenas imaginam que exista?

Conversei com várias pessoas que vivem em várias partes do mundo e a reação delas é a mesma: estão todas em pânico.

No entanto, o que disparou essa reação nelas não foi a doença em si, que nenhuma delas ainda presenciou, nem os números relativos à epidemia, que nenhuma delas parou para estudar.

As pessoas estão em pânico porque o ambiente em volta delas informa-as que a reação certa nesse momento é estar em pânico.

Todas elas relataram-me que estão terrificadas, pois percebem que a situação é crítica. Mas, segundo seus relatos, essa situação é crítica, não porque os hospitais estão cheios ou porque as pessoas ao redor delas estão morrendo ou contaminando-se com algo que lhes deixa terrivelmente doentes. Para elas, a situação é crítica porque o comércio está fechado, as ruas estão desertas, a mídia só fala disso, todo mundo está perdido.

Ou seja, toda a sensação de pânico está sendo gerado não pela doença, mas pelas ações das autoridades contra a doença. Não é o coronavírus que está impondo pavor nas pessoas, são os governos e os braços destes, como a mídia e a comunidade científica.

A verdade é que boa parte do mundo está catatônica, simplesmente por algo que ele apenas ouviu falar.