Oficina de Argumentação

Objetivo:

Aprender a organizar e estruturar os conteúdos, a fim de prepará-los para serem apresentados, por escrito ou verbalmente.

Conteúdo:

O aluno aprende a trabalhar com um mapa mental desenvolvido pelo professor Fabio Blanco, que lhe guiará na construção do argumento.

Método:

Cada aluno recebe seus exercícios, por meio de mensagens enviadas individualmente, que são corrigidos de maneira personalizada. A cada correção, o professor faz comentários sobre o exercício feito, orientando o aluno no desenvolvimento da técnica.

Bônus:

Dois encontros, ao vivo, por videoconferência, para apresentação da técnica aprendida.

Acesso completo ao Curso Online de Oratória e Comunicação

Valor:

R$ 290,00

Apresentação do curso pelo professor:

Todos os exercícios de argumentação que vocês vão desenvolver nesta oficina são baseados em um mapa mental criado por mim.

Quando eu comecei a dar minhas aulas de oratória, em 2010, fiz isso seguindo os livros da área e os cursos que eu conhecia.

No entanto, esse livros e esses cursos de oratória preocupavam-se apenas com a apresentação em si, não com o que deveria sustentar essa apresentação.

Então, logo nas primeiras turmas, eu percebi que ensinar os alunos como se portar diante de uma plateia (como mexer as mãos e o corpo, como impostar a voz etc.) não era suficiente. Eles aprendiam a se comportar, mas isso não os impedia de travar na hora da apresentação.

Então, já naquele ano eu decidi que precisava criar um guia que conduzisse os alunos no desenvolvimento de suas ideias.

Eu só não pensei que daria tanto trabalho!

Passei seis anos (!) aperfeiçoando esse mapa. Foram várias noites em claro pensando nas sequências lógicas dos argumentos. Analisei muitos textos e muitas palestras para captar a estrutura dos discursos.

E assim o mapa foi se desenvolvendo, gradativamente.

Até chegar ao seu aspecto final, que é o que eu tenho usado com meus alunos há, pelo menos, dois anos.

Esse mapa, então, transformou-se em um verdadeiro guia, de 12 passos, que serve para conduzir a pessoa na organização, estruturação e hierarquização de suas ideias.

Ele funciona assim: basta que você tenha uma semente de uma ideia que, aplicada ao mapa, permite transformá-la em uma apresentação ou um discurso.

A oficina é, basicamente, isso: o aprendizado do uso desse mapa.

No fim, vocês vão estar aptos a expor qualquer ideia, com clareza, objetividade e coerência.

Portanto, preparem-se!