A democracia moderna é refém das minorias organizadas

O capitalismo moderno, apoiado fortemente no sistema democrático, é sustentado, precipuamente, pelos empreendedores que, em sua liberdade, arriscam-se a fim de oferecer produtos e serviços que vão ao encontro do desejo e necessidade das pessoas. Este mecanismo é o que cria a riqueza das nações e que as faz desenvolverem-se.

Apesar disso, as pessoas e os grupos que estão mais entranhados nos círculos políticos e que são os responsáveis pela confecção das leis e pela administração nesse mesmo sistema democrático não são os mesmos que mais colaboram para o seu fortalecimento, mas, pelo contrário, são gente que costuma não ter nada de produtivo a oferecer, mas apenas reivindicar.

Aqueles que trabalham para o enriquecimento do país estão muito ocupados com isso. Além de não terem nenhum suporte governamental para exercerem suas atividades, pelo contrário, são pelo governo escorchados com impostos e obrigações diversas, têm seu tempo dedicado para desenvolver seus negócios, não havendo como dedicarem-se a atividades políticas de qualquer tipo.

Do outro lado, exatamente aqueles que nada produzem, nada criam, nada oferecem para a sociedade, são os que estão, como parasitas, grudados nos lombos estatais, sugando seus recursos, ao mesmo tempo que tentam conduzir o país para que seus interesses mais privados sejam saciados. Estes têm tempo de sobra para organizar-se e dedicar-se às movimentações políticas em busca de seus objetivos, afinal, não precisam, nem querem, dedicar-se a oferecer algo para a sociedade, senão a divulgação de suas próprias idéias.

Isso faz com que a democracia moderna seja refém das minorias que se estruturam para dela tirar aquilo que mais lhes interessa. É por isso que mesmo quando a grande maioria das pessoas deixa claro que sua vontade aponta para uma direção, esses pequenos grupos conseguem impedir que a determinação da população seja levada a efeito. Mesmo sendo poucos, estão em lugares estratégicos da estrutura institucional do país.

Por isso, definitivamente, é preciso desenvolver algum inseticida para extirpar esses insetos.

 

Deixe uma resposta