Fuga na realidade

correria-modernaUm das características das pessoas de hoje em dia é uma forma de refúgio naquilo que parece ser a realidade. Os problemas internos são tão incômodos, a falta de sentido tão evidente, que a melhor maneira de fugir disso é agindo, atuando sem parar no mundo.

E nem estou falando aqui daquelas fugas conhecidas que muitas pessoas escolhem para se entorpecer, como os vícios de todos os tipos e as infinitas formas de divertimentos. Me refiro a uma fuga mais sutil e que aparenta até algum tipo de virtude, que é o uso do trabalho e dos afazeres diários para se esconder de si mesmo.

Se engana quem acredita que as pessoas de hoje em dia estão apenas correndo atrás de dinheiro. Na verdade, elas estão correndo de si mesmas. E não há forma mais eficaz e reconfortante de fazer isso do que mergulhando em uma atividade que lhes desculpe de qualquer peso na consciência, afinal, o trabalho é uma coisa nobre. E assim seguem sem parar, sem pensar, sem se preocupar em contemplar o que é verdadeiro. Até porque, lá no fundo, elas sabem que, se enfrentarem a realidade, verão o vazio que lhes acomete, e isso lhes seria insuportável.

 

Deixe uma resposta