Como estudar a Nova Ordem Mundial

Nova Ordem MundialOs militares brasileiros e pessoas ligadas à inteligência estratégica costumam entender que a Nova Ordem Mundial propriamente dita inicia-se com a dissolução da União Soviética, por volta de 1992. Para eles, uma Nova Ordem Mundial nada mais é do que o rearranjo geopolítico global após o fim da guerra fria.

Outros estudiosos independentes, principalmente aqueles com alguma consciência religiosa, possuem uma visão mais ampla sobre o fenômeno, pois enxergam a Nova Ordem Mundial como um projeto que vem sendo delineado, pelo menos, desde os século XIX, por grandes fortunas e autoridades do mundo inteiro.

Quando eu leio um artigo  ou livro de militares sobre o tema, percebo que a abordagem é meramente estratégica e política. Cumprindo seu papel como analisadores dos movimentos geopolíticos no mundo, o que eles fazem é traçar uma painel das forças nacionais e supranacionais, buscando esclarecer quais são seus objetivos e seus prováveis movimentos.

Os estudiosos independentes, por seu lado, costumam ir além e observar também os movimentos mais ocultos que são aos poucos descobertos, envolvendo, inclusive, as sociedades secretas, as pseudo-religiões e os motivos espirituais que subjazem os fatos que envolvem o mundo global.

Na verdade, as duas abordagens não entram em conflito. Pelo contrário, elas se completam. Isso porque o que falta em uma é preenchido pelo outro tipo de análise. Se os militares e as pessoas ligadas à inteligência estratégica têm uma visão mais acurada dos movimentos políticos que envolvem as relações entre as nações, são os estudiosos independentes que tentam preencher esses fatos brutos com as razões mais profundas que os fundamentam. E se os estudiosos, às vezes, têm mais dificuldade de compreender o jogo de poder por trás de tudo isso, são as pessoas ligadas à inteligência militar que podem fornecer os dados faltantes.

No fim, para quem quiser se aprofundar nesse tema, é importante não cair no erro de abordá-lo apenas por um aspecto. O estudo sobre a Nova Ordem Mundial é tão complexo como ela própria e ter informações oriundas de diversos prismas é indispensável para começar a montar esse gigantesco quebra-cabeças.

 

Deixe uma resposta