Skip to content

Fabio Blanco

Textos sobre filosofia, inteligência e linguagem

Menu
  • Comunicação e Expressão
  • Filosofia e Espiritualidade
  • Cultura e Inteligência
  • Escrita e Linguagem
Menu

Equilíbrio pela intensificação dos extremos

Posted on 06/06/201731/01/2018 by Fabio Blanco

A sabedoria milenar exaltou o equilíbrio como uma virtude. O meio-termo foi tido como o ideal ético. E o caminho para ele foi entendido, muitas vezes, como o simples abandono dos extremos. O equilíbrio deveria ser achado pela atenuação das paixões. Tanto que os estóicos chegaram a tentar suprimi-las por completo nessa busca, assim como alguns dos primeiros cristãos também.

Graficamente, considerando amor (A), ódio (O) e equilíbrio (E), seria assim:

O >>>>> E <<<<< A

Chesterton, porém, em seu livro Ortodoxia, interpretando o ensinamento cristão, nos oferece uma outra visão dessa realidade. Sem negar a virtude do equilíbrio, ele entende que este deve ser achado não pela atenuação dos extremos, mas, pelo contrário, por sua intensificação, conforme o seguinte gráfico:

O <<<<< E >>>>> A

É a tensão entre a força exercida pelos extremos que gera o equilíbrio.

O que o pensador inglês queria dizer era que o cristianismo ensina a amarmos intensamente e odiarmos intensamente e isso dará como resultado a vida perfeita, equilibrada e moral. O fato é que não há atenuação possível no amor pelo que deve ser amado, nem no ódio pelo que deve ser odiado. Tudo é intenso, total, verdadeiro.

Em tempos de relativismo, esta é uma mensagem desconcertante.

Relacionado

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Posts recentes

  • VELHICE DESPREZADA
  • A EXPERIÊNCIA DE ESCREVER UM LIVRO
  • FILOSOFIA ESCLARECEDORA
  • PENSAR POR PALAVRAS
  • O HÁBITO DA ESCRITA
  • O PREÇO DO CONHECIMENTO
  • PENSAMENTO CRÍTICO
  • INFORMAÇÃO E INSTRUÇÃO
  • FILOSOFIA PRÁTICA
  • A VONTADE QUE SUSTENTA O MUNDO
  • DEMOCRACIA DOS MORTOS
  • GUERRA CONTRA A RAZÃO
  • POPULISMO ELITISTA
  • LOUCURA DA MODERNIDADE
  • A REVELAÇÃO DA VERDADE
  • BREVE INTRODUÇÃO AO EURASIANISMO IV
  • BREVE INTRODUÇÃO AO EURASIANISMO III
  • BREVE INTRODUÇÃO AO EURASIANISMO II
  • BREVE INTRODUÇÃO AO EURASIANISMO
  • O PREÇO QUE A ORDEM E A SEGURANÇA COBRAM
  • PENSAR COM OS INTESTINOS
  • DEPENDENTES DO PASSADO
  • DIREITO DE DUVIDAR
  • VERDADE SEQUESTRADA
  • A IMPORTÂNCIA DA POLÍTICA
  • TECNOLOGIA E PODER
  • PURITANOS SECULARES
  • ORDEM E CAOS EM UM NOVO MUNDO
  • COMO CHEGAMOS NA PÓS-MODERNIDADE
  • EU NÃO PLANEJO MEUS ESTUDOS
  • POR QUE O SOCIALISMO NÃO FUNCIONA
  • Incentivo forçado
  • O CONSUMIDOR É SOBERANO
  • A LEI DA NATUREZA HUMANA
  • A PSICANÁLISE E O VÍCIO DO OLHAR AUTOCENTRADO
  • COMO NOSSAS EXPECTATIVAS INFLUENCIAM NOSSA REALIDADE
  • O REVOLUCIONÁRIO É UM CONSERVADOR
  • A FELICIDADE NUNCA É PÚBLICA
  • O HOMEM É O LOBO DO HOMEM
  • PRESERVAÇÃO DA NOSSA HISTÓRIA
  • A FRAGMENTAÇÃO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
  • A PERSPECTIVA SUPERIOR DA FILOSOFIA
  • INFORMAÇÃO E INSTRUÇÃO
  • POR UMA FILOSOFIA INTEGRAL
  • O PREÇO QUE A VERDADE COBRA
  • REVELAÇÃO DA VERDADE
  • PRISIONEIROS DA CAVERNA
  • A BUSCA PELA VERDADE
  • FACULDADE DE MARXISMO
  • LINGUAGEM, ARMA POLÍTICA
  • O PROFESSOR REFLEXIVO
  • SOBERANIA DILUÍDA
  • PERMANÊNCIA, A FORÇA DA ESCRITA
  • REVOLTA DA NORMALIDADE
  • O ORDINÁRIO E O MISTERIOSO
  • DEFESA DAS PEQUENAS LIBERDADES
  • LIBERDADE CASUÍSTA OU POR PRINCÍPIO
  • A LINGUAGEM DIVERSIONISTA DOS FRANKFURTIANOS
  • Inocência ou missão
  • O espírito de Frankfurt
© 2022 Fabio Blanco | Powered by Superbs Personal Blog theme