Skip to content
Menu
Fabio Blanco
  • Início
  • Formação em Filosofia Integral
  • Artigos
  • Login
  • Assine
Fabio Blanco

PENSAR POR PALAVRAS | O vício do pensamento abstrato e suas consequências

Posted on 08/07/202207/12/2024

Uma pessoa fala uma coisa, a outra aparentemente fala a mesma coisa e, no final, elas estão falando de coisas completamente diferentes. Este é o resumo das discussões que se vê por aí. Os debatedores usam os mesmos símbolos, mas a realidade a que se referem, geralmente, são bem discordantes.

Isso acontece porque as pessoas usam palavras sem entender bem os seus significados. Usam os sinais, mas ignoram a realidade que se encontram por detrás deles.

A educação formal só piora esse problema. Afinal, na escola, somos metralhados com termos e expressões sobre os quais temos ideias apenas muito vagas. Ainda assim, forçam-nos a usá-las. Então, acostumamo-nos a falar sobre o que não entendemos, achando que estamos entendendo tudo.

Passamos, então, a vida inteira falando palavras que só conhecemos pelos seus símbolos, pelos seus sons, por suas letras, mas pouco sabemos sobre a realidade a que elas se referem. Ainda assim, usamo-nas cotidianamente, como se delas fôssemos íntimos.

Termos abstratos como “liberdade”, “amor”, “democracia”, “ética”, “virtude”, “coragem”, “pecado” são repetidos constantemente. A que se referem, na prática, poucos sabem dizer. O que não impede serem expressados com convicção.

Tanto que o que mais existe é gente tida por inteligente, abusando dos termos abstratos, que quando instada a apontar, na realidade, a que esses termos se referem, atrapalham-se completamente. Aliás, esse é o maior vício de juristas, teólogos, filósofos e eruditos em geral.

O pior é que esta é uma doença contagiosa, que se espalha por toda a cultura, se impregnando na mente de todo mundo. Tanto que, hoje em dia, já não se pode confiar no que qualquer pessoa diz, pois é quase certo que as palavras que ela usa não tenham perfeita relação com o que ela quer dizer. Tudo porque, quando fala, pensa na palavra não na coisa em si.

Por isso, quem quer falar bem, escrever bem e se expressar corretamente precisa, antes de pensar por palavras, buscar entender a realidade a que essas palavras se referem. Do contrário, serão apenas papagaios repetindo sons que não entendem.

Deixe uma respostaCancelar resposta

©2025 Fabio Blanco | WordPress Theme by Superb WordPress Themes