A internet é uma ferramenta indispensável para uma vida independente

A internet, talvez para a maioria das pessoas, seja um espaço destinado à diversão, ao passatempo, ao lazer. Há, ainda, aqueles que a utilizam para informação e estudos. E existem, também, os que a usam como ferramenta de trabalho. O que as pessoas muitas vezes não pensam é sobre como a internet é, antes de tudo, um espaço de liberdade, onde, ainda, as mãos governamentais não conseguem chegar com toda sua força.

E se isso, por um lado, dá margem para muita coisa ruim, não se pode negar que, para quem quer ter uma VIDA INDEPENDENTE, ela é um instrumento maravilhoso. Isso porque a internet é quase como um mundo paralelo, com todas as possibilidades que existem na vida real, porém com uma vantagem: tudo em um mesmo lugar. A internet é como se fosse um shopping de todas as coisas do mundo e isso é incrível.

Antigamente, quando queríamos fazer um curso, precisávamos nos deslocar para a grandes cidades e procurar onde eles estavam sendo ministrados. Hoje, basta uma pesquisa no Google e logo temos um ali, bem na nossa frente. Muitas coisas não sabíamos fazer porque não havia quem nos ensinasse. Agora, há professores para tudo disponíveis.

A internet também oferece um espaço onde é possível empreender diversos tipos de negócios, com a diferença que os clientes não são mais aqueles que se encontram em nossa região, mas o mundo. Com criatividade e algum conhecimento das ferramentas, qualquer pessoa pode começar um negócio online e passar a viver disso.

O mais importante é que a internet é um espaço de liberdade, que não exige alvará, taxas de licença, fiscalização pública ou autorização para o trabalho. Ainda dá para se fazer muita coisa sem ter que se submeter à burocracia estatal. É óbvio que se o serviço extrapola o ambiente virtual, começam os problemas. Mas só de ter a base na internet, muitas das exigências que são típicas do ambiente físico caem.

Hoje em dia, quem pretende ter uma vida autônoma não pode desprezar o mundo virtual. Quem, como eu, viveu o período anterior à rede mundial de computadores tem noção das dificuldades que era para conseguir coisas simples e que hoje parece tudo tão natural e automático.

Por isso eu, como quem busca uma vida completamente independente, tenho boa parte de minhas atividades na internet, pois foi nela que encontrei a liberdade que, antigamente, era apenas um sonho longínquo, na verdade quase uma utopia.

 

Publicado no blog Vida Independente

 

Deixe uma resposta